
Sou moradora de Ipanema e desde criança conheço e admiro o Educandário São João Batista.
tempo por sua localização um tanto isolada, num lugar alto de Ipanema meio escondida pela mata que a cercava e com uma visão explendida do Guaiba, de onde eu via o ir e vir de freiras que lá moravam. A Sra. Déa Coufal, foi quem fundou a Casa da Criança Inválida em 29 de Setembro de 1939, atualmente conhecida por Centro de Reabilitação São João Batista. A Instituição foi construída com os recursos de famílias ricas do bairro, senhoras da sociedade, as quais assumiram o projeto juntamente com ela. A casa era destinada às crianças portadoras de deficiência física devido a paralisia infantil. Em 1967 morreu a benfeitora do bairro a Sra. Déa Coufal e ganhamos uma rua com seu nome.
A antiga Rua Ipanema passou ser Rua Déa Coufal em sua homenagem. Naquela época a instituição era administrada pelas Irmãs da Congregação de São João Batista. O Educandário São João Batista tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de pensar, se comunicar e agir, visando à melhoria de suas condições de vida. O Centro é uma entidade beneficente de assistência que há mais de 70 anos promove a habilitação e a reabilitação de crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas e comprometimentos mentais oferecendo um espaço com recursos materiais e tecnológicos variados e adequados às suas necessidades especiais.

fantasias de criança. Vi o progresso de crianças com quem eu tinha amizade e admiração pelo esforço empreendido na reabilitação. Pude ver e sentir toda a dificuldade que um portador de deficiência enfrenta para a grande conquista que é o beneficio de poder ser auto suficiente um dia e enfrentar o mundo lá fora e vi também o esforço e amor de seus fisioterapeutas para isto acontecer.
Inúmeras vezes vi os pais destas crianças empurrando cadeiras de rodas lomba acima com determinação e muitas dificuldades, tudo por amor. Tive quando jovem, um contato direto ajudando na fisioterapia de bebês com deficiência e pude ver o quanto é difícil e nobre este trabalho.

reciclado fruto de doações; fazem eventos abertos à participação da comunidade; mantém um Brechó, mas em geral é mantida basicamente de doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios e parceria com organizações público - privadas,
trabalhos voluntários, eventos e campanhas promocionais. Toda e qualquer doação sempre será bem - vinda e servirá como mais um elo na corrente de solidariedade e amor que manterá este espaço social sempre aberto, trazendo esperanças e qualidades de vida para jovens vitoriosos, que com seus esforços saem preparados para um futuro promissor. Um grande abraço carinhoso à todos que fazem esta Instituição permanecer viva para a alegria e orgulho dos moradores de Ipanema e à todos que dela se beneficiam!
Um brinde ao Centro de Reabilitação São João Batista!
Parabéns!
Catarina Kist!

